sexta-feira, 6 de maio de 2011

"A Fantástica Peregrinação do Coronel Luciano Atrás de um Rabo de Saia"

"A Fantástica Peregrinação...


O espetáculo "A Fantástica Peregrinação do Coronel Luciano Atrás de Um Rabo de Saia", está em cartaz, de sexta a domingo, às 20h30, no Teatro Santa Roza, onde permance até o dia 22.
A peça, dirigida por Tarcísio Pereira, é uma adaptação da novela homônima do escritor Fabiano Lucena, lançada no ano passado. O livro virou peça de teatro e estreou em novembro de 2007.
Tarcísio Pereira lembrou que o espetáculo, quando de suas primeiras apresentações, chamou a atenção por sua plasticidade e pela execução musical ao vivo, com boa parte das cenas cantadas e acompanhadas ao som de um piano, sob execução do pianista Marcílio Onofre. "As músicas originais, criadas pelo maestro Eli-Eri Moura, garantiram a manutenção das duas formas narrativas do livro, que se divide entre a prosa e o cordel", ressaltou.
O diretor informou que "A Fantástica Peregrinação do Coronel Luciano Atrás de Um Rabo de Saia", com 14 atores em cena, volta com algumas alterações, inclusive com seu tempo de duração reduzido. É que, nestes últimos meses de trabalho, a direção fez cortes de cenas e reduziu o número de atores, que antes eram de 16 pessoas.
"De um modo geral, a peça já agradou bastante na primeira temporada, mas percebemos a necessidade de efetuar alguns cortes para dar-lhe um ritmo mais acelerado", completa.
Sinopse
Ao ter o seu noivado rompido pela princesa Linda Amada Pormaria, o Coronel Severino Luciano reúne sua tropa e sai da Serra de Santa Fé, nos confins da Paraíba, ao Arraial do Bonfim, na Bahia, para resgatar a mulher no reino de Belzebu, onde a sua amada se encontra enfeitiçada e destinada a se casar com o seu maior inimigo.
A viagem, pelos Estados do Nordeste, tem a duração dos quatro dias de um carnaval turbulento e cheio de tramas políticas, onde Belzebu tenta se vingar do adversário a partir do seu ponto fraco: o amor que sente por Linda Amada Pormaria. Feitiços, assombrações, acidentes e fracassos temperam os acontecimentos de uma história repleta de ações, batalhas, magia, lirismo, sensualidade e humor.
A peça tem cenários e adereços de Yon Pontes e iluminação de Fabiano Diniz. A sonoplastia, no espetáculo intercalada por músicas executadas ao vivo, tem operação de João Batista Mendonça.

A maquiagem é de Willams Muniz e figurinos assinados por Sânzia Márcia e Yon Pontes. O coro de cantores é formado pelos atores Carlos Bertrand, Itamira Barbosa e David Muniz, que ainda representam outros personagens na peça.
No elenco estão os atores Nanal Faria (no papel do Cel. Luciano), Humberto Lopes, Osvaldo Travassos, David Muniz, Carlos Bertrand, Itamira Barbosa, Flávio Melo, Gilma Farias, Mirtia Guimarães, Luciana Oliveira, Marcílio Herculano, Andréia Monteiro e Dante Alighieri. 


Em novembro de 2007, registre-se a superprodução da peça 'A Fantástica Peregrinação do Coronel Luciano Atrás de um Rabo de Saia, baseado no livro de Fabiano Lucena, adaptado por Tarcísio Pereira, produção de João Costa, trilha sonora do compositor e maestro Eli-Eri Moura, direção musical do pianista Marcílio Onofre, narração de Jucinaldo Pereira e um grande elenco: Anunciada Fernandes (atriz especialmente convidada), Andréia Monteiro, Carlos Bertrand, Dante (Alighieri Damião), David Muniz, Gilma Farias, Humberto Lopes, Itamira Barbosa, Luciana Oliveira, Marcílio Herculano, Mônica Ramalho, Nanal Faria, Omar Brito e Oswaldo Travassos. Como figurinista, Sânsia Márcia; Yon Pontes como cenógrafo e aderecista; maquiagem de William Muniz. João Batista na sonoplastia; Maurício Germano faz a coreografia e Fabiano Diniz é o iluminador. Uma história de amor na fictícia Ilha do Sol, com os códigos dramáticos tradicionais na eterna luta do bem contra o mal - peça de grande beleza e força dramática, com artistas de gerações diferentes e de talento reconhecido.

"A Fantástica Peregrinação do Coronel Luciano Atrás de um Rabo de Saia" conta a história de amor entre Luciano e Pormaria tem sua origem num romance publicado no ano passado, o qual foi adaptada para o teatro e encenada com uma produção sofisticada. Fabiano Lucena escreveu o romance, publicou o livro e, em seguida, propôs a adaptação e direção do espetáculo ao teatrólogo Tarcísio Pereira.