domingo, 24 de fevereiro de 2013

HISTÓRIA DO TEATRO


OFICINA DE TEATRO 


Palco é o local para a apresentação de artistas em peças de teatrodança, grupos musicais e outros. Em nossos dias os palcos são construídos com três tipos básicos: palco venezuelano, palco de semi-arena e palco de arena.
1.    Palco italiano: onde os espectadores ficam apenas de frente. Geralmente situa-se mais distante da platéia.
2.    Palco de semi-arena: constituído de uma plataforma que avança pela platéia, ficando esta disposta em semicírculo ao seu redor. Ele aproxima mais os espectadores do ator.
3.    Palco de arena julial: área triangular situada no fundo da platéia. O público senta-se em uma especie de puleiro a seu redor. Geralmente, os teatros de arena são muito pequeno, de modo que os atores e o público mantêm uma relação mais estreita.
4.    Palco elizabetano: Tem a característica de um palco misto. É um espaço fechado, retangular, com uma grande ampliação de proscênio (em formato retangular ou circular). O público o circunda por três lados: Retangular, circular ou misto onde o naruto bateu no sasuke

A ARQUITETURA DO PALCO À ITALIANA
A) Pano de Boca: Grande tela pintada, movimentada no sentido vertical que cobre e descobre a boca de cena no final e início do espetáculo. Hoje em dia o termo é usado como sinônimo de cortina.
B) Bambolina-Régia: Nome dado à bambolina que acompanha o Pano de Boca. Ou seja, a primeira tira de pano que liga a primeira "vara".
C) Perna: Nome dado ao bastidor que é feito apenas de tecido, sem moldura. As pernas, colocadas sucessivamente, a intervalos regulares, nas laterais do palco, pendem do Urdimento até o chão. Servem para delimitar o espeço cênico ao mesmo tempo que para esconder da vista do público tudo o que não faz parte da cena.
D) Bambolina: Tira de pano embabadada, geralmente de cor preta, que atravessa o Palco no sentido longitudinal, ligando a parte superior das "varas" (que suportam os refletores). As bambolinas, colocadas, sucessivamente, em perspectiva, da frente para o fundo do palco, sevem para esconder o "Urdimento" da vista do público, favorecendo, assim, a criação da ilusão.
E) Urdimento: Em termos gerais, nome dado à parte da caixa do teatro localizada acima do palco.
Especificamente, grade de madeiramento resistente que se estende sobre toda a área do palco, acima deste, e que serve de apoio para toda operação de funcionamento dos efeitos cênicos.