segunda-feira, 18 de abril de 2011

"Amazônia" vai mostrar a religião genuinamente brasileira

"Amazônia" vai mostrar a religião genuinamente brasileira, fundada no Acre pelo mestre Raimundo Irineu Serra


Pode-se dizer que o sábado foi um dia histórico no Acre, precisamente no Alto Santo, a localidade onde o negro maranhense Raimundo Irineu Serra (1892 - 1971) fundou o Centro de Iluminação Cristã Luz Universal, da doutrina do daime. A dignitária do Ciclu - Alto Santo, Peregrina Gomes Serra, viúva do mestre Irineu, recebeu a novelista Glória Perez, o diretor Marcos Schchetman, além de dezenas de atores e técnicos envolvidos nas gravações da minissérie "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes".

A história de Irineu Serra, que fundou no Acre a única religião genuinamente brasileira, faz parte da epopéia acreana, que tem como outros heróis José de Carvalho, Luís Galvez, Plácido de Castro e Chico Mendes. Bento, personagem que lutou ao lado de Plácido de Castro e será interpretado por Lima Duarte, estará velhinho quando voltar ao Alto Santo para reencontrar a madrinha Peregrina, lembrar do casamento dela com Irineu, cantar e bailar.

Existem, dentro e fora do país, centenas de centros que tentam imitar o Alto Santo, mas nenhum deles está subordinado ao centro original. Durante muitos anos os seguidores de Irineu Serra estiveram empenhados em cultivar os princípios deixados pelo fundador e têm evitado qualquer tipo de propaganda que possa significar o crescimento descontrolado de fiéis.

Foi a primeira vez que dona Peregrina Serra reuniu a irmandade num ritual oficial, especificamente para uma gravação de emissora de TV. Há quase um ano Glória Perez pesquisava e conversava com frequência com a dignitária do centro, a quem deu garantia de que a minissérie vai mostrar a originalidade do legado da obra de Irineu Serra, interpretado pelo ator Milton Gonçalves.

O ex-governador Jorge Viana acompanhou as quase três horas de gravação no Alto Santo. Ele conversou com dona Peregrina e confessou que somente agora compreende o fato dela ser tão refratária à divulgação.

- Eu esperava apenas a hora certa - respondeu Peregrina.


Rosilda Muniz, Jovita Gomes, Peregrina Serra e Glória Perez


Jornalista Antonio Alves e Lima Duarte durante o baile


Diretor Marcos Schchetman e a atriz acreana Wanessa Regina


Ex-governador Jorge Viana e Schchetman


Altina Serra, Glória Perez e o antropólogo americando Matthew Meyer


Peregrina Serra, Glória Perez e Giovanna Manfredi


Atrizes Brendha Haddad e Wanessa Regina


Perpétua Leite, Glória Perez e Jane Carioca; em primeiro plano, no salão do Ciclu - Alto Santo, as cadeiras de Peregrina e Irineu e as bandeiras do Acre, do Brasil e do Maranhão


Maquiadora escurece a barba de Lima Duarte, que interpreta Bento na terceira fase de Amazônia

Mensagem de Brendha Haddad:
http://br.groups.yahoo.com/group/mitos_e_deuses/message/5689