quarta-feira, 27 de abril de 2011

Santuário de Frei Damião em Guarabira - Paraíba Brasil



O Santuário de Frei Damião, situado em Guarabira (Paraíba), é um projeto arquitetônico composto de um museu e uma estátua, em homenagem ao frade capuchinho Frei Damião de Bozzano, um missionário do Nordeste brasileiro. Atualmente é considerada a segunda maior estátua do Brasil.

A inauguração, em dezembro de 2004, contou com a presença de mais de 50 mil fiéis. Foram realizadas parcerias entre a Diocese de Guarabira, a prefeitura de Guarabira e o governo do estado da Paraíba em sua edificação.

O santuário foi projetado pelo Arquiteto Alexandre Azedo. A construção da obra foi iniciada em 27 de março de 2000. O santuário foi arquitetado pela Diocese de Guarabira e também foram muito importantes para a sua construção, a então prefeita de Guarabira (2000) Léa Toscano, e seu esposo o deputado estadual Zenóbio Toscano.

O local foi transformado em santuário através de um decreto emitido pelo então Administrador Apostólico Dom Jaime Vieira em 2007, tendo como primeiro reitor o padre Gaspar Rafael Nunes.
O santuário fica situado em Guarabira, no Piemonte da Borborema, a 98 quilômetros da capital do estado, João Pessoa, no estado da Paraíba, na Serra da Jurema (Nome denominado ao pico onde se encontra o Memorial).
Os dois acessos ao Santuário são pavimentados e iluminados. Do alto, pode-se ver toda a cidade de Guarabira. Ao longo do percurso, é possível ver todas as estações da Via Crucis, fruto do trabalho de artesões locais, além do Cruzeiro, que foi erguido bem antes do Memorial, na década de 60.
Mais de 50 mil fiéis são esperados para inauguração do Memorial Frei Damião, em Guarabira.

O governador Cássio Cunha Lima será uma das autoridades presentes neste evento, que contará também com padres de várias regiões, sendo todos recebidos pelo bispo diocesano de Guarabira, Dom Muniz, pela prefeita Léa Toscano e pelo secretário de Infra-estrutura estadual, o deputado Zenóbio Toscano.

De acordo com o Tenente Coronel Itamar Gomes, um efetivo de 215 homens irá garantir a segurança em Guarabira para a inauguração do Memorial Frei Damião.

Cerca de 500 ônibus podem estar na cidade neste fim de semana, sobretudo, no domingo (19), quando será realizada uma grande romaria, saindo da Catedral de Nossa Senhora da Luz, às 14h, rumo ao Memorial.

As festividades de inauguração do Memorial Frei Damião começaram na última quarta-feira (15) com a chegada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida à cidade, trazida por Dom Paulo Cardoso, bispo de Petrolina, e diversos frades que o acompanharam.