sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Projeto Artes Plásticas para o Povo em Artdoo



Elias dos Santos, artista plástico, em entrevista ao brejo.com
Nossa primeira entrevista deste ano é com o artista plástico Elias dos Santos, curador do Projeto Artes Plásticas para o Povo em Artdoor, que será apresentado na Festa da Luz, com uma exposição coletiva de vários artistas da terra. O Projeto
O Projeto Artes Plásticas para o Povo em Artdoor foi criado em 1993, com a proposta de aproximar o artista e sua arte do povo que não tem a oportunidade de visitar galerias e outras formas de exposições, ao mesmo tempo em que serve de incentivo e estímulo para artistas plásticos iniciantes e criar o hábito na população de apreciar e acompanhar o que nossa terra produz em arte.
Perspectivas
As Artes Plásticas para o Povo, apresenta como seu próprio nome diz, dois objetivos básicos, levar para o meio do povo as artes visuais, já que as galerias são privilégio de minorias e divulgar o artista local para que a comunidade possa valoriza-lo. Estes dois pontos estabelecem um contato direto entre os artistas e o povo, criando uma interação cultural e intelectual, atingindo os mais variados públicos, contribuindo de forma positiva na construção cultural e artística do nosso povo.
Festa da Luz
A cidade de Guarabira possui uma grande diversidade cultural e sobra de talentos para as áreas artísticas, existindo uma potencialidade receptiva da população para ações de qualquer natureza, levando a cidade a ser destaque como importante pólo de referência em eventos desta área. A realização da exposição no local onde ocorre a Festa da Luz, só trará benefícios, tanto para o próprio processo cultural do município, como em termos de alcance de divulgação, já que se espera um público estimado em 100 mil pessoas, vindas das cidades vizinhas e este contato arte-artista-povo proporcionará o surgimento de novos talentos.
Artistas Participantes de 2005
A Mostra constará de onze artistas convidados pelo projeto. São artistas plásticos que já tem renome e experiência, que vão expor ao lado de dois novos artistas, que o projeto oferece a oportunidade de expor pela primeira vez. Para a edição deste ano, além dos novos que serão selecionados, participarão os artistas plásticos Adriano Dias, Elias dos Santos, Afrânio Targino, Gilvan Domingos, Paulo Matias, Alighieri Damião, Antônio Marcos, Nina, Márcio Bezerril, Valdez e Jocélio.
A exposição
As obras medem 4m x 2m. São grandes telas confeccionadas em seda, o que proporciona uma melhor qualidade para as pinturas. A Mostra servirá ainda para apreciação de professores, estudantes e aficionados pelo mundo das artes, despertando então a sensibilidade da comunidade. Temas como Augusto dos Anjos e Frei Damião já fizeram parte das edições anteriores da exposição, para 2005 o tema será livre, proporcionando assim uma maior liberdade criativa para todos os artistas participantes.
Projeto Independente
A proposta da Mostra como projeto independente, se processa na autonomia de escolha e benefício dos artistas participantes, pretendendo dar oportunidades inéditas aos selecionados. Como no período da Festa da Luz transitam um grande montante de pessoas, cria-se um maior campo de visualização das obras. Esse potencial do espaço em que ocorre a mostra, serve também como divulgação das empresas patrocinadoras, das quais o evento necessita como apoio para garantir sua continuidade de realização. A Secretaria de Cultura apoiará com a confecção dos catálogos para esta edição, que traz em seu conteúdo as obras dos artistas e as logomarcas das empresas patrocinadoras. 

Fonte: brejo.com
http://www.brejo.com/b8/ler.noticia.php?ArtID=1133